sexta-feira, 7 de outubro de 2005

Um pronunciamento oficial

Foi isso o que o dono da voz andou pensando nestes últimos dias:


"Mais uma parte do alicerce da minha cidade ruiu na última segunda-feira. É a terceira vez que isso acontece este ano. Menos repentino, o último golpe desferido era aguardado como se espera por uma notícia ruim que é inevitável chegar. Porque já se sabe que ela está à porta, mas não se sabe quando ela entrará pela casa e levar toda alegria que encontrar.

Mais uma parte da minha casa desmoronou na última segunda-feira. Depois de quase uma década se agarrando aos fios da vida que ainda lhe restavam, meu avô não conseguiu vencer. E ele já havia vencido tanto!... Há jogos em que uma derrota apenas basta para o fim. Nunca se vence, apenas temos a chance de continuar no jogo. Fiquei com uma sensação estranha, de alívio porque, apesar de tanta vontade de viver, era uma vida já sofrida demais, e de tristeza porque o homem que parecia sobreviver a qualquer doença finalmente sucumbira.

A verdade da morte se impôs: não somos eternos nessa terra. Porém, foi emocionante ver a vontade com que meu avô lutou contra essa verdade. Como um sonhador. Como quem acredita na utopia da vida. E eu espero manter viva essa luta contra o que não for vida, ainda que a derrota seja certa.

Descansa em paz, vô. Foi um bom combate."



Placar do ano: 3 x 2 para a tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário